Fresco e Meadows foram ao programa "On the Edge" apresentado por Theo Chalmers e deram uma entrevista que considero bastante interessante, principalmente porque Chalmers colocou muitas das perguntas que eu proprio tenho. Se tiverem pouco tempo para ver, como eu, vejam a entrevista a espaços como eu fiz.
Abraço, até à proxima.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Mensagem inaugural
Quanto mais o tempo passa, mais sinto a necessidade de criar e fazer algo. Não me quero limitar a lamentar o Mundo que tenho, eu sinto a necessidade de exprimir isso. Assim, comecei por criar um blog onde pudesse colocar o que ia descobrindo. E tenho descoberto bastante. Mas sempre soube que algo tinha de estar mal, porque o propósito da tecnologia, da democracia ou de um sistema económico, o propósito e os seus princípios, são servir as pessoas. Mas a tecnologia evolui a um ritmo imenso no plano bélico e espacial, e a um ritmo muito menor na satisfação das necessidades humanas. Logo, não está a ser usada em prol da sociedade, mas em prol do lucro. A democracia, sabemos que é corrupta, cada vez mais o percebemos. E ela serve o interesse dos corruptos, só quem não é sério conseguirá ser realmente bem sucedido. Não me venham dizer que uma pessoa que se preocupa em ajudar o outro, em pagar os impostos todos, em votar em todas as eleições, em parar para ajudar uma pessoa que cai, poderá ser bem sucedido. Pensam que Joe Berardo, Belmiro de Azevedo, qualquer político, qualquer jogador de futebol são sérios e o fazem? Não. Na nossa sociedade nós lutamos para sermos bem sucedidos financeiramente, independentemente de termos em atenção os nossos valores ou não. Portanto, a democracia não serve na perfeição os valores do ser humano, e sobretudo porque ela está inserida num sistema económico. Chegamos assim à terceira parte, o sistema económico. Ele foi criado para servir as pessoas, mas é isso que ele faz? Esta resposta ficará em aberto porque sei exactamente qual é a vossa opinião sobre isto.
Foi para dar a perceber estes meus pontos de vista que criei o World Crap Today (em http://worldcraptoday.blogspot.com/), como uma resposta às três perguntas fundamentais: Onde, o quê, quando. E a resposta é: porcaria, no Mundo, hoje.
Passado um tempo surgiu-me a ideia, ao ouvir uma música de Muse, chamada "Uprising", que os artistas, no domínio da musica, pintura, escritura, deixaram algumas mensagens às quais nunca tinha ligado muito. Por isso criei um blogue chamado Regard in Bottles (em http://regardsinbottles.blogspot.com/), traduzido "recados em garrafas", como o náufrago que manda uma mensagem numa garrafa ao mar na esperança que o mundo "civilizado" a receba. O titulo vem sobretudo do nome da música dos The Police "Message in a bottle", que foi lançada um ano depois de "Roxanne", uma música que parece ser sobre prostituição, mas se tomarem atenção à letra perceberão que Roxanne no fundo, somos nós, que vendemos o nosso corpo e a nossa energia em prol de um sistema que não faz qualquer sentido. Não acreditam, então porque foi Roxanne proibida nos EUA, se é "apenas uma musica que fala de prostituição", como tantas outras? E em "Message in a bottle" eles têm um verso que é o seguinte: "um ano passou desde que enviei a minha mensagem". E Message in a bottle foi lançada um ano depois de Roxanne. Penso que está tudo dito, não está?
Depois de Regards in Bottles, este é o terceiro blogue que crio. E o seu propósito é mostrar o que eu penso ser a possível solução, apresentar tudo o que vou sabendo sobre o Projecto Venus, que é para mim a melhor solução até agora apresentada. E sei que este projecto parece utópico, a mim próprio desperta imensas dúvidas, mas tenho esclarecido muitas também e tenho a certeza absoluta que é este o caminho que devemos seguir. A ideia não é impor às pessoas nada, como diz Jacq Fresco, o criador do projecto, a ideia é mostrar uma perspectiva de futuro que se acha mais viável e se as pessoas o quiserem, tudo bem, se não o quiserem que continuem este sistema até perceberam que ele é auto-destrutivo. E' para isso que cá estou, neste blogue porei algumas reflexões que dizem respeito a Psicologia, Filosofia, e outros domínios, numa sociedade futura com o Projecto Venus. Continuaria a haver crime? Continuaria a haver mentira, guerra, corrupção? Teria de haver um governo? Seria uma economia baseada em recursos viável? Estas dúvidas também me assolam a mente, acredite-se, mas tentarei esclarecê-las ao máximo e quiçá compartilhar opiniões com os leitores, já sabem que estou disponível para trocar todas as opiniões que forem possíveis, o meu mail é worldcraptoday@hotmail.com.
O titulo deste blogue é uma antítese a World Crap Today. Se World Crap Today denuncia as porcarias do mundo quotidiano, Amazing World Tomorrow pretende mostrar que um novo mundo é possível.
Espero que tenham a possibilidade de acompanhar o que vou cá pondo.
Fiquem bem e lutem por isso.
Subscrever:
Mensagens (Atom)